Notas

Bolsonaro dizia que o Brasil não aguentaria mais um governo com o PMDB, mas deu um ministério ao partido

OSMAR TERRA FOI REELEITO deputado federal pelo Rio Grande do Sul em 2014.  Já na primeira escalação do governo Temer, viraria ministro do Desenvolvimento Social e Agrário. Em 2019, continuará na Esplanada dos Ministérios como ministro da Cidadania e Ação Social do governo Bolsonaro.

A escolha foi publicamente celebrada por ninguém menos do que Michel Temer. O que não deixa de soar estranho, uma vez que o presidente eleito dizia na campanha que “o Brasil não aguenta mais um ‘governo’ de PT, PSDB ou PMDB. VAMOS MUDAR O BRASIL!

Screenshot: Twitter.

Mas o PMDB – que tenta agora esconder o passado recente retomando um passado mais distante sob a sigla MDB – tem muitas faces. E a mais polêmica é, sem dúvidas, a de Renan Calheiros. De acordo com a Coluna do Estadão, o convite para um “jantar secreto” entre Renan e Paulo Guedes partiu do futuro ministro. E terminaria com o convidado tecendo elogios ao “posto Ipiranga”.

MDB como base de um governo é sempre aposta de baixo risco. Mas não deixa de ser interessante observar como a realidade se impôs a Bolsonaro mesmo durante o período de transição. Afinal, os peemedebistas fizeram oposição a Collor, e inicialmente ficaram neutros durante o governo Lula. Era de se esperar do bolsonarismo um pouco mais de resistência.

Compartilhar
Publicado por
Marlos Ápyus