ButanVac, anunciada com estardalhaço por Doria, completa 1 ano sem chegar à fase II do ensaio clínico

Foto: Governo do Estado de São Paulo/via Flickr

A BUTANVAC, ANUNCIADA COM estardalhaço por João Doria há um ano, ainda não chegou à fase II do ensaio clínico.

A informação foi enviada a A Agência pelo Butantan.

“O desenvolvimento do imunizante ButanVac segue em progresso e está se encaminhando para os ensaios clínicos de fase 2. A previsão é que seja concluído ainda em 2022. A fase 1, voltada para avaliar a segurança e dosagem do imunizante, foi encerrada em fevereiro deste ano e os dados ainda estão em análise, mas os resultados preliminares são positivos”, informou a assessoria de imprensa do Butantan nesta quinta (24).

“Com a quantidade de insumo farmacêutico ativo (IFA) elaborado para o desenvolvimento da vacina há o potencial para produzir aproximadamente 10 milhões de doses, dependendo dos dados finais do estudo de fase 1”, acrescentou o Butantan.

O Butantan acrescentou que os estudos sobre a data de validade da nova vacina ainda estão em andamento. Portanto, não é possível dizer ainda quanto do IFA produzido no ano passado já expirou.

Toda vacina passa por um ensaio clínico com três fases (I, II e III) antes de ser aprovada pela Anvisa para aplicação na população em geral.

Em maio de 2021, à CPI da Pandemia no Senado, Dimas Covas disse que a ButanVac “poderá estar disponível ainda neste ano, no último trimestre deste ano”.

O anúncio da ButanVac por Doria completa 1 ano neste sábado, 26 de março.

Porém, julguei correto fazer como Doria e ANTECIPAR o gancho da reportagem.

Para o Início