Governo da Rússia considera “essencial” exibir comentários de âncora da Fox News, mostra documento

Reprodução/Fox News/YouTube

O GOVERNO DA RÚSSIA ENVIOU A veículos de comunicação próximos ao Kremlin um documento afirmando ser “essencial” exibir clipes de Tucker Carlson, estrela da Fox News.

A reportagem foi publicada neste domingo (13) pela tradicional revista americana Mother Jones.

“É essencial usar tanto quanto possível fragmentos de transmissões do popular apresentador da Fox News Tucker Carlson, que critica duramente as ações dos Estados Unidos [e] da Otan, seu papel negativo no desencadeamento do conflito na Ucrânia, [e] o comportamento desafiadoramente provocador da liderança dos países ocidentais e da Otan em relação à Federação da Rússia e ao presidente Putin, pessoalmente”, aconselha o memorando de 12 páginas, escrito em russo.

O texto resume a posição de Carlson: “A Rússia está apenas protegendo seus interesses e segurança”.

O memorando também inclui uma citação do âncora: “E como os Estados Unidos se comportariam se tal situação se desenvolvesse nos vizinhos México ou Canadá?” – ‘talking point’, aliás, já usado pelo próprio Putin.

Segundo a revista, metadados do documento mostram que ele foi produzido em uma agência do governo russo chamada Departamento de Apoio a Informações e Telecomunicações, que faz parte do aparato de segurança russo.

O texto, datado de 3 março, foi fornecido à Mother Jones por “um colaborador de um veículo de mídia russo que pediu para não ser identificado”.

Não há citações a outros jornalistas do Ocidente no memorando.

Tucker Carlson é hoje a maior estrela da Fox News, e seu programa é o mais assistido da TV a cabo americana.

Carlson é viroafetivo – advogado do vírus da Covid-19 e promotor de teorias da conspiração sobre as vacinas. Também disseminou mentiras sobre imaginárias fraudes na eleição de 2020.

Para o Início