Deputado coloca jabuti para liberar mineração na Serra da Moeda em projeto sobre veículos

Foto: Luiz Santana/ALMG

O DEPUTADO ESTADUAL THIAGO Cota (MDB-MG) colocou um jabuti para tentar liberar mineração em uma área hoje protegida da Serra da Moeda – em um projeto de lei sobre apreensão de veículos durante a pandemia.

O texto está marcado para ser votado na manhã desta quarta (9), em turno único, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT-MG) entrou com questão de ordem hoje para que o jabuti não seja votado.

“É sabido que a redefinição das áreas do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda é matéria que não se enquadra no Rito Covid-19 desta Casa e que precisa de amplo debate público”, escreveu a deputada.

Thiago Cota é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Em novembro, ele marcou para 23h45 uma reunião para votar um projeto que libera a mineração na Serra da Moeda. O projeto foi aprovado na comissão, mas após vários protestos não chegou a ir a plenário no ano passado.

A área de preservação do chamado Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, que abrange as cidades de Moeda e Itabirito, foi criada em 2010 pelo então governador Antonio Anastasia.

Para o Início