A IMPORTADORA DO PRIMEIRO AUTOTESTE de Covid-19 aprovado pela Anvisa espera que o produto esteja disponível nas principais redes de farmácias nos próximos 10 dias.
Em nota enviada a A Agência nesta sexta (18), a CPMH informou que o produto “pode ser utilizado entre o 1° e o 7° dia do início de sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo, por exemplo)”.
A empresa acrescentou ter “capacidade de 20 milhões de autotestes em um atendimento imediato no Brasil”, no estoque que chegará ao país.
O Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno é produzido pela chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology.
Foi aprovado na tarde de ontem (17) pela Anvisa, tornando-se o primeiro autoteste de Covid-19 aprovado no Brasil.
A Anvisa aprovou os autotestes em 28 de janeiro, mas as empresas ainda precisam ter o registro de cada produto específico.
O Ministério da Saúde não tem nenhum plano sobre o que fazer com os resultados dos autotestes. Os fabricantes não são obrigados a oferecer uma maneira de o cliente comunicar o resultado às autoridade de saúde.
A bula do autoteste da CPMH orienta que, em caso de resultado positivo, “[é] recomendado que se busque atendimento em serviço de saúde (posto de saúde, hospital) para confirmação do diagnóstico”. Essa orientação é contrária à do CDC americano e do NHS britânico, que recomendam autoisolamento imediato. O CDC orienta que a pessoa busque atenção médica apenas se apresentar sintomas graves.
(* Notícia atualizada às 13h44 com o esclarecimento sobre o estoque de 20 milhões de autotestes.)