O MINISTÉRIO DA SAÚDE AINDA NÃO SABE quando terá doses suficientes para vacinar com duas doses todas as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Nesta quarta (16), o ministério celebrou a marca de 20,4 milhões de doses enviadas a estados e municípios, o suficiente para aplicar a 1ª dose. Será necessário dobrar a quantia para completar a vacinação.
Tanto a vacina pediátrica da Pfizer quanto a CoronaVac são aplicadas em duas doses.
Procurado por A Agência desta quarta (16), o ministério informou nesta sexta (18) que “já contratou mais de 22 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer para o primeiro trimestre deste ano. Além disso, nesta semana, a pasta também assinou um novo contrato com o Instituto Butantan para a compra de mais 10 milhões de doses da Corona[V]ac”.
A pasta assinou a compra de 10 milhões de doses de CoronaVac apenas nesta terça (15) – 26 dias depois de a Anvisa aprovar a aplicação da vacina do Butantan em crianças e adolescentes. Antes, também distribuiu doses remanescentes dos contratos de 2021. Ao contrário da vacina da Pfizer, não há versão pediátrica da CoronaVac: a mesma vacina é aplicada em crianças e adultos.
A Anvisa aprovou a vacina pediátrica da Pfizer em 16 de dezembro, há mais de dois meses.
A assessoria de imprensa da Saúde não respondeu à pergunta “O ministério tem previsão de quando vai chegar a 40 milhões de doses para crianças?”.
Leia mais:
Em nota oficial, Saúde volta a mentir sobre vacinação de crianças, que é obrigatória
22 dias após Anvisa liberar CoronaVac para crianças, Saúde ainda não comprou novas doses