Saúde admite não ter ainda doses para vacinar todas as crianças

Foto: Myke Sena/MS

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADMITIU nesta terça (8) a A Agência não ter ainda doses suficientes para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos no Brasil, ao contrário do que disse o próprio ministro.

“Até o dia 15 de fevereiro nós já distribuiremos doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos”, disse Marcelo Queiroga nesta segunda (7) a repórteres. Nesse pronunciamento, o ministro não deixou claro que estava falando apenas da 1ª dose.

Mas a conta não fecha.

A assessoria de imprensa do ministério informou a A Agência que a pasta já distribuiu 6,1 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer, e outros 1,8 milhões “serão distribuídas nos próximos dias”.

“Além destas, a Pasta destinou outras 10,1 milhões de doses de Coronavac para aplicação neste público”, acrescentou a assessoria.

A soma dá 18 milhões, menos do que os estimados 20 milhões de crianças de 5 a 11 anos.

“O Ministério da Saúde reforça que segue em tratativas com o Instituto Butantan para a possível aquisição de novas doses de CoronaVac”.

Na terça passada (1º), o Butantan informou ter comunicado à Saúde a disponibilidade de 10 milhões de doses de CoronaVac. Até hoje, o ministério não assinou nada, mas Queiroga segue dizendo que não atrasa a vacinação de crianças.

Para o Início