A JOVEM PAN INFORMOU nesta sexta-feira (24) em seu site que cancelou o debate presidencial marcado para a próxima segunda (27). A decisão veio na esteira de declaração do candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que disse ao UOL na quarta-feira (22) que não deveria comparecer ao encontro na rádio: “não está previsto não, devo estar viajando”.
Em vídeo publicado em junho, Bolsonaro prometeu ir a todos os debates, embora, sejamos justos, a fala estritamente foi: “debate na televisão compareceremos a todos, sim”. A Jovem Pan é uma rádio…
De qualquer forma, a decisão de Bolsonaro tem lógica. Nos encontros na Band e na RedeTV!, os candidatos do “trio ACM” – Alckmin, Ciro e Marina – evitaram fazer perguntas ao primeiro colocado nas pesquisas. Pareceram contentes em disputar entre si a outra vaga no 2º turno. O hoje famoso sermão de Marina Silva em Bolsonaro aconteceu porque ele tomou a iniciativa de fazer uma pergunta a ela.
O comportamento do “trio ACM” nos debates justifica as decisões de ambos Bolsonaro e Jovem Pan. Se eles não enfrentam o candidato que lidera as pesquisas, há menos razão para ele ir e também para o povo assistir.