Por que a foto do buraco negro parece uma rosquinha?

Formato de rosquinha do buraco negro era previsto nas teorias. Foto: EHT

Formato de rosquinha do buraco negro era previsto nas teorias.

Foto: EHT

UM CONSÓRCIO INTERNACIONAL de cientistas publicou nesta quarta-feira (10) a primeira foto de um buraco negro, fenômeno previsto há décadas pela teoria da relatividade e até agora observado apenas indiretamente.

Mas por que a foto nos parece ter tão baixa resolução, e por que tem o formato de rosquinha?

Três vídeos nos ajudam a entender. Dois são do canal Veritasium. E o terceiro é uma palestra da própria Katie Bouman, de abril de 2017 – a pesquisadora que liderou a equipe de desenvolvimento do algoritmo que traduziu os dados obtidos pelos telescópios em imagem.

Por que a fotografia do buraco negro é borrada?

A fotografia é borrada porque é muito pequena. A sombra do buraco negro retratado tem quase o tamanho do nosso sistema solar, mas por estar a 53 milhões de anos-luz de distância ocupa um espaço tão minúsculo em nosso céu que vê-lo exigiria um telescópio do tamanho da Terra. Como isso obviamente não é possível, os cientistas deram uma de MacGyver e improvisaram usando oito telescópios espalhados pelo mundo e apontados na mesma direção.

Katie Bouman compara a Terra um globo espelhado (o “globo de balada”). Cada telescópio é como um espelho (pastilha) do globo. A Terra tem poucos telescópios, então várias pastilhas estão faltando. Com a rotação da Terra, a área varrida por cada telescópio se multiplica, mas eles ainda produzem um retrato incompleto.

Por que tem o formato de rosquinha?

O anel iluminado ao redor do buraco negro é chamado disco de acreção. É composto por poeira e gases muito quentes, a dezenas de milhões de graus: por isso, emitem raios X que podem ser detectados por telescópios. Esse material gira ao redor do buraco negro em grande velocidade: a parte mais próxima da borda chega à metade da velocidade da luz.

No futuro, os cientistas poderão tirar várias fotografias de um mesmo buraco negro, e assim produzir um filme, mostrando o disco de acreção em movimento.

Ilustração artística de um buraco negro em movimento. Imagem: NASA.

Gostaria de ajudar A Agência? Contribua com o financiamento coletivo (crowdfunding) do projeto.

Para o Início