Estudante de doutorado acusado de ser espião britânico

Matthew Hedges: espião britânico ou doutorando? Foto: Daniele Tajada/Divulgação

Hedges: espião britânico ou doutorando?

Foto: Daniele Tajada/Divulgação

O ESTUDANTE Matthew Hedges, de 31 anos, acaba de se livrar de uma enrascada. Ele chegou ao Reino Unido nesta terça (27), quase sete meses após ser detido nos Emirados Árabes Unidos acusado de ser um espião britânico. Hedges recebeu perdão de uma pena de prisão perpétua.

Os EAU perdoaram o estudante na segunda (26) após exibirem um vídeo no qual ele supostamente confessa ser membro do MI6. O Reino Unido nega que Hedges seja um espião britânico.

Segundo a Reuters, o vídeo é inaudível em algums momentos e contém legendas que não puderam ser verificadas de forma independente, mas Hedges parece dizer que abordou suas fontes “como um estudante de doutorado”. Um porta-voz do governo dos EAU, Jaber al-Lamki, alega que o estudante pesquisava quais sistemas militares o governo árabe estava comprando. Acrescentou que ele procurava informações sobre figuras do governo e empresas estratégicas. A tese de doutorado, portanto, seria uma história para cobrir as reais intenções de reunir inteligência.

Estudante de doutorado na Durham University, Hedges foi preso no aeroporto de Dubai em 5 de maio, após uma visita de duas semanas para pesquisas.

Para o Início