O PRESIDENTE INTERINO da Venezuela, Juan Guaidó, disse que sua equipe estuda o Plano Real para resolver a hiperinflação e o desastre econômico que afligem a Venezuela. A declaração foi ar na noite deste domingo (3) no Fantástico:
“Estive pesquisando tudo que tem a ver com a Odebrecht, o que tem a ver com a denúncia de corrupção no Brasil e no nosso País. E estivemos procurando informações sobre o Plano Real, que conteve a inflação, para tomá-lo como modelo para resolver o que acontece na Venezuela”.
Reportagem de O Globo no final de 2016 mostrou que a operação Lava Jato havia interrompido 16 obras de cinco empreiteiras (inclusive a Odebrecht), com apoio do BNDES, em seis países latino-americanos. O maior beneficiário das obras era justamente a Venezuela: só a expansão do metrô de Caracas recebeu US$ 1,28 bilhão do banco.
Na sexta-feira (1º) o jornal carioca já havia publicado que José Guerra – um dos principais economistas da equipe de Juan Guaidó – e o deputado Juan Andrés Mejia estudavam o Plano Real.
Leia também: Análise: Venezuela será campo de batalha do Foro de São Paulo