Faculdade nos EUA cancela ‘Monólogos da Vagina’ por não contemplar mulheres sem vagina

Menos gente vai ouvir o que ela tem a dizer. Foto:Pixabay

Menos gente vai ouvir o que ela tem a dizer.

Foto: Pixabay

A EASTERN MICHIGAN UNIVERSITY cancelou sua produção da peça teatral Os Monólogos da Vagina por entender que a versão de feminismo do texto exclui algumas mulheres. A notícia foi publicada no MLive, portal de notícias do estado.

O Centro de Recursos Femininos da universidade fez uma enquete após a realização de uma oficina chamada “Nem Todas as Mulheres Têm Vagina”.

Muitas das respostas indicaram estudantes preocupados com o foco da peça em mulheres cisgênero, e com a falta de diversidade e inclusão no texto.

Os Monólogos da Vagina é uma peça que estreou em 1996 e já foi apresentada no mundo inteiro. Como o texto de Eve Ensler é protegido por direitos autorais, não pode ser modificado por quem vai apresentar. Um crítico do New York Times disse que Monólogos é “provavelmente a peça de teatro político mais importante da última década”.

Curiosamente, em 2004 um elenco inteiramente transgênero fez uma produção de Os Monólogos da Vagina, com ajuda da própria Eve Ensler. A dramaturga incluiu um monólogo adicional baseado na experiência das mulheres trans. A performance até ganhou um documentário, chamado Beautiful Daughters (2006).

Para o Início