‘O Globo’ planejava adiar notícia contra Bolsonaro para ‘render mais’

'O Globo': print confirma que jornal queria notícia rendendo 'o dia todo'. Quem sabe vai pro 'Fantástico'? Imagem: Reprodução

UM SUBTÍTULO EM UMA NOTÍCIA publicada no site de O Globo na noite deste sábado (18) deixava escapar a intenção do jornal de adiar sua publicação para “render mais” repercussão. A linha fina dizia: “Acho que podemos deixar pra entrar no site amanhã né, pra render o dia todo, ninguém mais tem”. A notícia MPF estuda nova investigação contra Bolsonaro por ‘Açaí da Wal’ foi publicada originalmente às 21h53 de sábado e atualizada às 0h11 de domingo. O subtítulo foi alterado para “Funcionária fantasma do candidato à presidência foi descoberta em Angra dos Reis”.

Vários elementos comprovam que o subtítulo original era mesmo esse do “render o dia todo”. O site WayBack Machine, que “fotografa” diferentes versões de páginas, tem uma cópia da notícia como originalmente publicada por O Globo. O perfil do jornal Conexão Política no Twitter pediu aos leitores que tirassem prints, e vários contribuíram com prints em diferentes navegadores e formatos. E até o escritor Paulo Coelho twittou sobre o assunto (e depois apagou o tweet, sabe-se lá por quê).

A notícia de O Globo revela a intenção do Ministério Público Federal de abrir uma nova investigação contra Bolsonaro por suspeita de improbidade administrativa envolvendo a contratação de sua ex-secretária parlamentar Walderice Santos da Conceição, a Wal do Wal Açaí, chamada pela Folha de “assessora fantasma”. A reportagem comprou com Walderice um açaí e um cupuaçu, em Angra dos Reis (RJ), em horário de expediente da Câmara dos Deputados. Isso ocorreu na segunda-feira (13), quatro dias após o debate na Band, no qual Guilherme Boulos (PSOL) perguntou: “quem é a Wal, Bolsonaro?”. A demissão de Wal foi anunciada na mesma segunda-feira.

Segundo O Globo, “o MPF pode entrar com uma ação de improbidade contra o presidenciável que prevê penas como multa e a perda dos direitos políticos”.

Para o Início