Fotos de Bolsonaro e filho no Twitter expõem País a hackers e espiões

Especialista em cibersegurança mostra as vulnerabilidades nas publicações do Presidente e do vereador Carlos. Foto: Jair Bolsonaro/Twitter

Especialista em cibersegurança mostra as vulnerabilidades nas publicações do Presidente e do vereador Carlos.

Foto: Jair Bolsonaro/Twiter

FOTOS PUBLICADAS PELO PRESIDENTE Jair Bolsonaro e seu filho Carlos podem expôr o País a ataques de hackers e espiões estrangeiros. A Agência conversou com Rebecca Herold, especialista em cibersegurança e fundadora da consultoria The Privacy Professor. Com mais de 25 anos de experiência na área, é autora de 19 livros.

A seguir, parte dos comentários da Profª Herald a respeito das fotografias que lhe foram enviadas:

Publicada no Twitter do Presidente em 1º de fevereiro de 2019.

“Foto interessante. Esses equipamentos médicos estão cabeados ou wi-fi, conectados à rede? Isso poderia ser útil. Parece que muitos outros equipamentos de telecomunicações estão à vista. Se eu (ou um hacker ou outro indíviduo mal-intencionado) desse um zoom no equipamento, poderia ver qual tipo de monitor, e outros equipamentos, ele tem. E usar essa informação para determinar vulnerabilidades de segurança nesses modelos, e usar uma ferramente como o Shodan (aplicativo) para ver se eu poderia entrar na rede wi-fi e tomar controle da câmera, ou entrar em outros dispositivos da rede. A tela dele (do laptop) está à vista; parte dela pode ser enxergável com uma ferramenta de zoom, para ver quais tipos de aplicativos ele está usando, etc”.

Publicada no Twitter do Presidente em 31 de janeiro de 2019.

“Talvez eu possa saber mais sobre a localização no hospital olhando a informação na parede. A informação na pasta dele está visível; isso pode ser útil. O texto de todos esses documentos pode ser lido com um zoom. Dar um zoom no relógio do homem no fundo da sala pode identificar a que horas foi tirada essa foto”.

Publicada no Twitter do vereador Carlos Bolsonaro em 31 de janeiro de 2019.

“Mais imagens dos tipos de aparelhos médicos sendo usados pelo pai dele. Insight útil sobre as condições de saúde”.

Publicada no Twitter do vereador Carlos Bolsonaro em 27 de janeiro de 2019.

Sabemos a aparência das malas: os modelos, etc. Possivelmente útil para fazer uma troca (swap) quando não tiver ninguém olhando”.

Publicada no Twitter do vereador Carlos Bolsonaro em 22 de janeiro de 2019.

“Sabemos a aparência do cachorro dele. Pode ser útil. Posso dar um zoom e ver todos tipo de aplicativo que ele usa no computador. O modelo do computador. Dar um zoom e ver as pessoas na tela. Há muita informação na tela que pode ser inspecionada e possivelmente útil. E parece que tem um pote de comprimidos ao fundo?”.

Increva-se no canal de A Agência no YouTube.

Para o Início