MRE envia ao Planalto questão sobre retratos em embaixadas

Retratos de Bolsonaro foram enviados a embaixadas - de outros países, em Brasília! Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Retratos de Bolsonaro foram enviados a embaixadas – de outros países, em Brasília!

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA telefonou para embaixadas estrangeiras em Brasília e comunicou que lhes enviaria um retrato oficial do presidente Jair Bolsonaro. A notícia foi publicada pela Folha na última quinta (28).

A ideia é bizarra. As embaixadas costumam exibir, isso sim, as fotos dos chefes dos seus próprios governos e serviços diplomáticos. No saguão principal da embaixada dos EUA, por exemplo, existem hoje os retratos de Donald Trump, Mike Pence e Mike Pompeo.

O fato fica ainda mais curioso no contexto da suposta agenda anti-globalismo do governo. Bolsonaro quer ser presidente do mundo?

Usando a Lei de Acesso à Informação, A Agência enviou na noite de segunda (1º) o seguinte pedido ao Itamaraty:

(1) Retratos do Presidente Bolsonaro foram enviados a quantas embaixadas em Brasília até hoje (1º.abr.2019)? (2) A decisão foi diretamente do Planalto ou contou com anuência ou consulta ao MRE? (3) Quem entregou os retratos às embaixadas? Funcionários do Planalto, do MRE ou de uma empresa terceirizada?

O Serviço de Informação ao Cidadão do MRE informou que encaminhou as perguntas à Presidência da República. O prazo de atendimento vai até 23 de abril.

Gostaria de ajudar A Agência? Contribua com o financiamento coletivo (crowdfunding) do projeto.

Para o Início